O projeto “Construindo Juntos” foi coordenado pela Anjuli Fahlberg, socióloga na Northeastern University em Boston, Massachusetts (USA) e pelo Ricardo Fernandes, morador da Cidade de Deus, fundador da equipe de teatro Os Arteiros, e antigo repórter local da Rede Globo no programa jornalístico Parceiros do RJ.

Anjuli Fahlberg foi criada no Rio de Janeiro e morava em frente a Cidade de Deus. Sua mãe, Victoria Fahlberg, trabalhava como psicóloga na Cidade de Deus. Sua família voltou para os Estados Unidos quando a Anjuli tinha 12 anos, mas ela manteve sua cultura e língua brasileira e seu carinho pelo Brasil. Em 2014, Anjuli veio para a Cidade de Deus para fazer uma pesquisa em campo para seu programa de doutorado em sociologia na Northeastern University, uma universidade privada em Boston, Massachusetts. Nesses últimos três anos, ela entrevistou dezenas de moradores da CDD, participou de diversos eventos sociais e culturais na comunidade, foi voluntária na Associação Semente da Vida (ASVI) e também ajudou na tradução do jornal comunitário A Notícia por Quem Vive. Em 2017, a Anjuli – em parceria com dois professores da Northeastern University – recebeu uma bolsa para realizar uma pesquisa participativa na Cidade de Deus. A partir disso, Anjuli e Ricardo desenvolveram e gerenciaram o projeto “Construindo Juntos” com a ajuda de muitas pessoas na CDD e na Northeastern University.

Ricardo Fernandes: “Nossa equipe de pesquisa foi composta por 15 moradores da CDD. Em fevereiro de 2017, lançamos uma divulgação extensa para o papel de Assistente de Pesquisa, que tinha como as únicas qualificações obrigatórias a residência dentro da Cidade de Deus e ter 18 anos ou mais. Recebemos mais de 60 inscrições. Demos prioridade a pessoas que tinham alguma experiência com pesquisa ou projetos de ação social e que conheciam bem o território. Fizemos entrevistas pelo telefone e contratamos 15 moradores. Nossa equipe tem diversos níveis de escolaridade e experiências de trabalhos formais e informais. Cada assistente de pesquisa foi remunerado por seu trabalho e participou numa capacitação formal na aplicação de pesquisas quantitativas.”

 

Parceiros: